FAÇA DIFERENTE

FAÇA DIFERENTE
FAÇA a COISA CERTA

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A Revolução Russa de 1917

O ano de 1917 está marcado para sempre como um dos mais importantes da história da Rússia. Duas revoluções, uma em fevereiro e outra em outubro, caracterizaram o fim do czarismo e o início de uma nova política sob o controle do partido bolchevique liderado por Lenin. 

Na realidade, o pano de fundo deste grande acontecimento começou a ser costurado em 1905.

No dia 22 de janeiro de 1905 (ou 9 de janeiro segundo o calendário juliano usado na Rússia na época), um grupo de pessoas, lideradas pelo padre ortodoxo Gregori Gapone, realizou uma manifestação pacífica em frente ao palácio do czar Nicolau II, em São Petersburgo, na qual reividicavam melhores condições de vida. A guarda do czar, por ordens do grão-duque Sergei Alexandrovitch, disparou contra a multidão e deixou centenas de feridos. O episódio, que manchou permanentemente a reputação do czar, ficou conhecido como o “Domingo Sangrento” e acabou sendo o estopim para os acontecimentos revolucionários dos anos seguintes.
Ao perceber que já não possuia meios de parar a revolução, o czar Nicolau II, abidicou em fevereiro de 1917, assumindo o poder a Duma Estatal (assembléia legislativa do final do Império Russo), que levou o país sob seu controle, formando um Governo Provisório da Rússia, que sofreria bastante influência dos Soviets (que em tradução livre significa “Conselho dos Trabalhadores”), criando o poder dual, liderado tanto pelo Estado Provisório quanto pelos conselhos de trabalhadores.
A dissolução se deu em outubro, quando o Governo Provisório optou por continuar em guerra com a Alemanha, contrariando a decisão do partido Bolchevique (Partido Operário Social-Democrata Russo), liderado por Vladimir Lenin, que em conjunto com a Guarda Vermelha (que viria a se tornar Exército Vermelho) tomou o poder.
No verão de 1918 , finalmente, formou-se um governo de partido único, e deu-se início a Guerra Civil Russa, entre bolcheviques e anti-bolcheviques. Com o fim da Guerra Civil criou-se as condições para a formação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

FONTE: Tudo Sobre a Russia / Sasha Yakovleva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário