FAÇA DIFERENTE

FAÇA DIFERENTE
FAÇA a COISA CERTA

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Guerra Mundial I

Também conhecida como Grande Guerra, ou Guerra das Guerras (28/6/1914 a 11/11/1918)

Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohnberger, foram assassinados. O criminoso e autor do atentado, Gavrilo Princip, pertencia a uma grupo terrorista armado denominado Mão Negra, que tinha como bandeira a unificação dos territórios sérvios.  
O Império austro-húngaro esperou três semanas para tomar uma decisão. No mês seguinte, graças ao apoio incondicional alemão ao Império austro-húngaro, um ultimato foi mandado à Sérvia com  várias requisições, entre elas a que agentes austríacos fizessem parte das investigações, e que a Sérvia seria declarada culpada pelo atentado. O governo sérvio aceitou todos os termos do acordo, com exceção da participação de agentes, que consideravam uma violação da soberania.
Em decorrência da rejeição desse termo, no dia  28 de julho, cerca de um mês depois dos assassinatos, teve início o bombardeio a Belgrado. No dia seguinte, a Rússia, que sempre tinha sido uma aliada da Sérvia, deu ordem de locomoção às suas tropas. Os alemães, que tinham garantido o apoio ao Império austro-húngaro no caso de uma eventual guerra, determinaram que o governo russo parasse a mobilização de tropas. No primeiro dia de agosto o ultimato expirou sem qualquer reação .
A Alemanha então declarou guerra à Bélgica e no dia 3 de agosto estendeu o conflito à França. No dia seguinte, o Império Britânico saiu da sua posição neutra.
No início da guerra, a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas afirmou que permaneceria neutra. Mais tarde, devido às pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França, foi firmado em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres. O não-cumprimento das promessas feitas foi um dos fatores que levaram a Itália a aliar-se ao chamado “eixo”, na Segunda Guerra Mundial.
A participação militar do Brasil no conflito se resumiu ao envio, em 1918, de um grupo de aviadores do Exército e da Marinha, que foram integrados à Força Aérea Real Britânica além de um corpo médico militar, composto por oficiais e sargentos do exército que foram integrados ao exército francês. A Marinha também enviou uma divisão naval com a incumbência de patrulhar a costa noroeste da África a partir de Dakar e o Mediterrâneo, desde o estreito de Gibraltar evitando a ação de submarinos inimigos.
O jornal "O Estado de S. Paulo" teve um papel de importância no noticiário da guerra com o lançamento do "Estadinho", tiragem vespertina dirigida por Julio Mesquita, que durante quatro anos escrevia todas as segundas-feiras artigos jornalísticos e ao mesmo tempo reflexivos dos principais acontecimentos.
Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente garantindo a vitória da Tríplice Entente.
A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917). A coligação formada pelas Potências Centrais (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco Otomano) foi derrotada mudando de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente.
Na Europa Central os novos estados Tchecoslováquia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Estônia e Iugoslávia forma formados depois da guerra e os estados da Áustria, Hungria e Polônia foram redefinidos. Pouco tempo depois, em 1923, os fascistas tomaram o poder na Itália.
Muitos dos combates ocorreram nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificações. As batalhas davam-se em invasões dinâmicas, confrontos no mar e, pela primeira vez na história, no ar. O saldo estimado foi de mais de 19 milhões de mortos, dos quais 5% eram civis. O fim da Primeira Guerra Mundial está diretamente relacionado ao início da segunda, já que esta foi norteada pela recuperação dos territórios alemães perdidos.
FONTE: ACERVO ESTADÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário